quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ursinhos de Caneca!

É fofo, é pãozinho, é fácil de fazer e você não vai negar... Aprenda a fazer esses lindinhos "ursos de caneca"!
Fuçando no Pinterest, descobri essa receita perfeita lá no Enjoy Living Sustainably
Você pode colocar numa cestinha de presente, usar como incentivo àquela criança que não gosta de comer nada, ou até mesmo convidar as amigas pra sujar a cozinha com essa receita gracinha de fazer :)




Aposto que você tem tudo, ou a maioria, dessas coisas em casa:

Fermento biológico (seco instantâneo) - 2 colheres de chá
Farinha - 1 xícara e meia
Açúcar - 1 colher sopa
Água - ¼ de xícara
Leite - ¼ de xícara
Sal - 1 colher de chá
Manteiga - 1 colher de chá

Preparando...

Peneire a farinha. Aqueça o leite, e depois de levantar fervura, deixe esfriar. Derreta a manteiga, e deixe esfriar. 

Em uma tigela, misture a farinha e o sal. Aqueça a água e adicione junto do leite resfriado, o açúcar e o fermento biológico. Misture bem, usando as mãos. Vá formando uma bola com a massa. Quando a massa ficar levemente macia, coloque em um apoio frio (como uma pia de granito, ou uma tábua de vidro), e amasse bem, até conseguir uma textura mais suave e macia.
Vá adicionando a manteiga (já derretida, e em temperatura ambiente), aos poucos enquanto amassa. Coloque a massa em uma tigela, cubra com um papel-filme e deixe descansar. Espere que a massa fique até duas vezes maior que o seu tamanho original.




Depois, coloque a massa novamente no apoio frio, e prepare para cortar as orelhinhas e as cabecinhas dos ursos. Divida a massa em algumas bolas para a cabeça, e deixe bem pouca massa para criar as orelhas. Logo após amassar as bolinhas para as cabeças, e orelhas, deixe descansar em panos úmidos por 20 minutos. Não monte os ursinhos ainda! 




A massa vai crescer mais um pouquinho. Depois dos 20 minutos descansados, monte os ursos. Aperte levemente as orelhas nas cabeças, sem deformar. Deixe descansar entre panos novamente, até os ursinhos crescerem mais um pouco de tamanho. Forme "corredores" de pano como esses da imagem, pra que os pãezinhos não amassem:




Pra ursinhos moreninhos, pré-aqueça o forno em 220 graus, e asse a 190 graus por 15 ou 20 minutos. Pra ursinhos mais branquinhos, pré-aqueça o forno em 190 graus, e asse a 160 por 10 minutos. 
Depois, coloque a temperatura em 130 e asse por 5 ou 10 minutos.
Se começarem a ficar muito queimados em cima, cubra com papel alumínio.

Importante: cada forno funciona de uma forma, não tire os olhos dos seus ursinhos (:

Decore com cobertura ou gotas de chocolate, avelã, sementes, uvas passas... Faça os olhos, e o focinho. Deixe ainda mais cutie colocando dentro de uma xícara, com os olhinhos olhando pra fora! É uma graça :)




2 comentários:

© Oh My God!, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena